Skip links

Google Lia – Aumentando o fluxo de clientes em lojas físicas com e-commerce

Em uma campanha online, especialmente na área vestuário, existe grande número de desistência de compra pelo fato do consumidor não saber o tamanho ou se aquela peça irá servir bem. Alternativa para aumentar a taxa de conversão, é conectar esse segmento de pessoas com uma loja física que possua o mesmo produto e possa prova-lo ou ver outros.

O Google Local Inventory Ads, ou LIA, na sigla em inglês, é um recurso do Google Shopping que faz a conexão entre os anúncios e o estoque físico nas lojas dos parceiros. O produto no Google será exibido com um selo indicando a disponibilidade e a distância até a loja mais próxima da sua geolocalização.

O LIA é gerado a partir de 4 fontes:

Para garantir que as informações do estoque fiquem sempre atualizadas é necessário enviar os dados constantemente, através de planilha ou integração com API. A plataforma classifica a disponibilidade de acordo três opções, que ficam visíveis para os consumidores:

  • Em estoque – o produto está disponível em uma quantidade que costuma ser suficiente para atender a demanda regular daquela loja;
  • Estoque limitado – há poucas unidades disponíveis e o estoque pode acabar se o consumidor demorar muito para ir à loja;
  • Sem estoque – o produto está indisponível;

O envio desses dados são feitos através do Google Merchant Center, pode fazer upload do seu produto com arquivos de texto (.txt), XML (.xml), planilhas Google ou por meio da Google Content API for Shopping.

Recentemente trabalhei em um projeto de implementação do Google Lia em uma das maiores varejistas de moda do Brasil, que conta com mais de 340 lojas físicas e 15.000 produtos no e-commerce. Devido esses valores a melhor alternativa foi utilizar a integração com API, rodando automaticamente em intervalos de tempo do dia.

A documentação disponibilizada pelo Google é bem clara, possui vários exemplos com linguagem diferentes, abaixo links que são fundamentes fundamentais caso queria estudar ou precise implementar a ferramenta.

https://developers.google.com/shopping-content/v2/how-tos/lia/get-started

https://groups.google.com/forum/#!forum/google-content-api-for-shopping

Leave a comment

Name*

Website

Comment