Skip links

Refine suas pesquisas no Google

Se você é desenvolvedor e dependente da internet para encontrar a maioria das respostas para os problemas que surgem no seu dia-a-dia, aqui vai algumas dicas para refinar suas pesquisas no Google.

Primeiro, não se sinta envergonhado, quando se trabalha com um leque de tecnologias diferentes é completamente impossível saber tudo e em alguns momentos será necessário pedir ajuda a web.

Importante, antes de sair pesquisando, tente raciocinar e descobrir a resposta sem depender da web, evite ser um programador completamente dependente. Uma dica é usar a técnica Rubber Duck, mas caso não funcione, aqui vai 8 dicas rápidas pra aprimorar e refinar suas pesquisas:

1-Pesquisa bilingue

Na internet existem muitos conteúdos e em diferentes idiomas. Nas tecnologias em que trabalho os melhores e a maioria dos conteúdos estão no idioma em inglês. Então primeiro passo é crie sua pergunta de forma clara, preferencialmente usando palavras chaves, e traduza realizando a pesquisa em inglês e português caso necessário.

2-Use aspas para procurar termos e frases em específicos

Se você deseja buscar algum texto com um termo ou frase em específico, então use aspas. Pesquisando por: “nem quem ganhar ou perder vai ganhar”, o Google identifica que você está atrás exatamente desta frase, então vai exibir resultados em que ela aparece por completo, nesta exata sequência.

3-Ferramentas de Pesquisa

Na barra superior do Google tem a opção “Ferramentas de pesquisa” para extrair o máximo do buscador. Ao clicar sobre este botão, você pode limitar os resultados a fim de torná-los mais precisos.

4-Pesquisa com site específico

Se o que você procura esta em algum site especifico conhecido, adicione um parâmetro da busca site: para refinar. No buscador e digite: how to get started with Endeca site:stackoverflow.com. Assim, você direciona a busca apenas à página que quer pesquisar sobre o termo no site stackoverflow.com.

5-Sites relacionados
Se você conhece um site e quer buscar outros que ofereçam o mesmo conteúdo ou produto, use related, exemplo: related:simaoimoveis.com.br.

6-Hifens para excluir palavras

Recurso para aprimorar os resultados de uma busca é a utilização de hifens para eliminar de suas pesquisas termos indesejados. Por exemplo se pesquisar: melhor linguagem para web -php, todo conteúdo que contenha ‘php’ será eliminado da busca.

7-Informações no título, na URL ou no texto

Buscar por informações que estão exclusivamente no título de uma página ou então em sua URL. Se você pesquisa intitle:roupas masculinas, os resultados estarão cheios de opções com os termos “roupas masculinas” no título das páginas. Com a opção inurl:shoes vai trazer apenas páginas com o termo “shoes” na URL. Se você quer que os resultados venham apenas do conteúdo textual de uma página, então utilize ao prefixo intext:.

8-Pesquisa por tipo de arquivo
Restringe a busca aos tipos de arquivo que forem definidos com o prefixo filetype, usado quando deseja procurar algum arquivo no formato PDF, DOC, TXT, ZIP, entre outros.


9-Pesquisa com asterisco

O asterisco funciona como um recurso coringa nas buscas, ou seja, ao incluí-lo em uma pesquisa, o Google substitui por qualquer palavra. Se você busca por “melhores *”, os resultados trarão a frase acompanhada de diversos outros termos.

Leave a comment

Name*

Website

Comment