Skip links

Resoluções para 2019

É dada a largada ao ano de 2019! Hora de rever tudo aquilo que deu certo (ou não), planejar e traçar metas para o ano.

Ano novo que inicia, mas o que mudou de ontem? Atualizamos o ano de 2018 para 2019, mas avançamos apenas 1 dia. Por que você acha que isso fará alguma diferença nas mudanças que tanto almeja?

Não deixe para fazer amanhã o que você poderia ter feito ontem!

Todo ano pensamos em mil coisas que poderíamos ter feito diferente, coisas que poderíamos ter iniciado e não iniciamos, ou mesmo hábitos que gostaríamos de eliminar. Mas por que esperamos começar um novo ano para colocarmos isso em prática?

Há um sentimento especial de renovação, de recomeço ao atualizarmos um dígito do ano. Mas também ele pode vir seguido de um sentimento de frustração por não termos realizado tudo aquilo que gostaríamos nos últimos 12 meses. Portanto, não espere para começar aquele projeto pessoal que tanto deseja, uma rotina mais saudável, aprender uma nova linguagem de programação ou mesmo aprender a cozinhar.

Pense grande, execute pequeno

Trace metas ousadas, desafie-se! Entretanto, execute-as aos poucos. Não tente fazer seu projeto pessoal de uma só vez como se fosse uma única tarefa. Divida um projeto em grandes partes e, cada parte, divida em tarefas. Se essas tarefas continuarem grandes, divida mais ainda. É muito mais fácil (e gratificante) terminar tarefas pequenas e ter um sentimento de avançado, de conclusão, do que ficar sempre na mesma tarefa e nunca enxergar a luz no fim do túnel.

Estabeleça prazos

Mesmo que não tenha uma obrigatoriedade em terminar seu projeto, determine alguns prazos. Isso o ajudará a manter-se focado e não postergar ainda mais o projeto. Executando pequenas tarefas e com prazos definidos, a chance de sucesso será muito maior do que apenas ir ‘empurrando com a barriga’. Isso também o ajudará a mesmo abandonar ou repensar seu projeto logo no início (caso necessário), uma vez que terá uma visão do todo e acompanhamento do progresso. Métodos ágeis podem lhe ajudar muito nessa etapa (iremos abordar melhor esse tema em um post futuro).

Abrace seus medos

Quanto mais medo temos de um trabalho ou de uma ligação, mais seguros podemos estar de que devemos fazer isso.

Steven Pressfield em The War of Art


Toda vez que nos defrontarmos com algo que nos amedronta, ao invés de ignorar ou manter-se na sua zona de conforto, encare o medo. Tem medo de falar em público? Dê uma palestra em sua empresa/escola; Apareceu um projeto novo na empresa que está todo mundo receoso? Pegue-o. Você terá sucesso? Nem sempre; falhar faz parte do nosso crescimento profissional. No entanto, o montante de aprendizado que você terá nesses novos desafios será imenso e, em poucos meses, certamente superará o que iria aprender talvez em anos mantendo-se na sua zona de conforto. Pense nas pessoas que você mais admira ou que sejam mais importantes dentro da empresa. Quantos desafios elas negam?

Melhore sua produtividade

Esse é um ponto extremamente importante e delicado. Produtividade significa ter mais tarefas feitas? Nem sempre. Imagine que em sua lista de tarefas da semana houvessem 10 atividades e você tenha finalizado 9. Isso significa que você trabalhou bastante? E se a tarefa que ficou pendente de ser finalizada fosse a mais importante?

Produtividade não é fazer mais coisas – é fazer as coisas certas.

Chris Bailey em The Productivity Project

Faça mais coisas com a regra dos 3

No início de cada dia, antes de iniciar seu trabalho, decida 3 coisas que você deseja finalizar até o fim do dia. Faça a mesma coisa no início de cada semana.

Chris Bailey em The Productivity Project

Essa pequena regrinha irá lhe fazer sentir-se muito mais produtivo. Colocando as tarefas principais no topo da lista, você conseguirá realizar aquilo que precisa ser feito e as demais tarefas que não são tão importantes serão realizadas ao final do dia, ou mesmo postergadas. Mas você terá a certeza que fez aquilo que era necessário, terminando o dia muito mais aliviado, confiante no seu trabalho, e com uma sensação de que as coisas estão avançando.

Minhas resoluções

Não costumo traçar metas para o ano, talvez por medo de chegar lá no final e ver que nada daquilo que tinha planejado fora concretizado. Esse ano vou tentar fazer diferente e traçar algumas resoluções*.

*As resoluções de estudo seria no sentido de ser ‘proficiente’ na área; não um expert ainda, mas obter conhecimentos suficientes para me sentir confortável.

Mudar de área de desenvolvimento

Hoje trabalho com Oracle Commerce, mas ando fascinado pelo mundo de Data Science. Pretendo avançar meus estudos nessa área e começar, aos poucos, desenvolver algumas POCs (Proof of Concept).

Estudar estatística

Com a ideia de avançar na área de Ciência de Dados, esse conhecimento me é extremamente necessário.

Estudar Inteligência Artificial/Machine Learning

Está relacionado à Ciência de Dados também. Mas, mais do que isso, está relacionado à disciplina de Inteligência Artificial que irei lecionar nesse primeiro semestre (nova para mim).

Aprender uma nova linguagem de programação

Provavelmente React, mas talvez mude de ideia conforme as demais resoluções se encaminhem.

Finalizar o curso de reaprendizagem criativa

Iniciei o curso do Murilo Gun mas, por diversos motivos, não o finalizei ainda. Gostei muito das ideias propostas por ele e pretendo aplicar algumas das técnicas apresentadas no meu dia a dia.

Conseguir tirar fotos fodas

Comprei recentemente uma DSLR de entrada da Canon. De maneira alguma quero trabalhar profissionalmente com fotografia, mas é um hobby que me agrada e quero melhorar a qualidade da fotografia, melhores composições, e aprender algumas técnicas de pós-edição.

Submeter palestra ao TDC POA 2019

Participei de algumas trilhas no TDC POA 2018 e cheguei a conclusão, juntamente com o Daciano, de que a gente precisa se orgulhar mais dos nossos projetos e que temos plena capacidade de fazer uma palestra foda.

Melhorar produtividade

Para alcançar todas essas metas, é importante conseguir manter-me mais produtivo e focado. Consumir alguns materiais/livros nessa área será obrigatórios (os dois que citei nesse post que preciso finalizar, e mais alguns a definir ainda).

Manter postagens semanais

Iniciamos há pouco, mas nossa ideia é conseguir manter uma rotina de postagens, sobre temas diversos. Obviamente, a maioria dos posts é relacionado à área de programação mas, isso não é uma regra. Conforme o ano avança, quero aproveitar para postar sobre o andamento das minhas resoluções e compartilhar os conhecimentos adquiridos nesse processo.

Concluindo…

Ando estudando muito mais assuntos relacionados à produtividade, controle de tempo, foco… e, como primeiro post de 2019, nada melhor do que começar traçando metas e pensando em se organizar para alcançá-las. Espero organizar melhor minha rotina para cumpri-las, sem prejudicar o descanso ou tempo com amigos/familiares. Dizemos que nunca temos tempo mas, na verdade, nunca o utilizamos de maneira eficiente.

Desejo que os conteúdos desenvolvidos aqui ao longo do ano transmitam novos conhecimentos e possam despertar curiosidade e interesse nas mais variadas áreas do conhecimento. Um ótimo 2019!

Leave a comment

Name*

Website

Comment