Skip links

Self-Education – O único tipo de educação que existe!

Para aqueles que tem usado os computadores, tablets e smartphones apenas para fins de entretenimento, esse é o momento de uma nova perspectiva, eles são as melhores ferramentas para a autoeducação, o famoso “aprender sozinho”, que não é bem assim que funciona, pois é importante ter mentores e participar de comunidades onde podemos aprender juntos e evoluir nosso conhecimento em conjunto.

Bibliotecas públicas também são um enorme acervo de conhecimento disponível. Nesses lugares mágicos você pode encontrar qualquer tipo de conteúdo impresso ou online que possa lhe interessar para aproveitar no seu tempo livre e aumentar seu conhecimento.

Não preciso dizer que, independente da forma de aprendizado, é necessário comprometimento. Sempre temos muitas distrações e é imprescindível que o foco seja mantido sempre lembrando a si mesmo que o esforço e disciplina são importantes para chegarmos em nossos objetivos da evolução do conhecimento.

A nossa mente tem um grande potencial que nem todo mundo entende. A maioria das pessoas se contenta com o aprendizado da escola tradicional, porém, nós podemos alcançar as maiores conquistas da nossa erudição quando desafiamos e ultrapassamos nossas limitações.

“Através do poder da autoeducação você pode ser o que quiser ou fazer o que quiser. O poder da autoeducação não requer dinheiro, tempo fixo ou estilo de vida fixo. As opções são extremamente flexíveis. As recompensas são ilimitadas. Você pode controlar seu destino.”

Bob Webb

Fontes de conhecimento

Vou deixar uma lista de plataformas de cursos online onde é possível encontrar uma diversidade imensa de conteúdo em múltiplas áreas de conhecimento. A maioria delas possuem planos de experiência onde é possível utilizar gratuitamente o serviço e aprender por um período de tempo. Assim você pode escolher a plataforma que mais te agrada antes de fazer qualquer investimento financeiro.

  1. https://www.coursera.org
  2. https://www.udemy.com
  3. https://br.udacity.com
  4. https://www.pluralsight.com
  5. https://www.lynda.com
  6. https://www.codecademy.com
  7. https://codecollege.ca
  8. https://www.freecodecamp.org
  9. https://www.alura.com.br
  10. https://codebabes.com
  11. https://www.skillshare.com
  12. https://www.khanacademy.org
  13. https://www.saylor.org
  14. https://www.linkedin.com/learning
  15. https://alison.com
  16. https://www.masterclass.com

Dica de ouro!

  • Visual Studio Dev Essentials: É um programa gratuito para desenvolvedores oferecido pela Microsoft. Nele você encontra treinamentos, suporte, ferramentas de desenvolvimento, serviços na nuvem e softwares para serem utilizados com a finalidade de aprendizado.
  • Microsoft Professional Program: É um programa gratuito criado para ajudar as pessoas a obterem habilidades técnicas de trabalho de forma eficiente. Através de cursos online, práticas e instruções de especialistas. É uma parceria da Microsoft com a edX, uma plataforma de cursos online criada pela Harvard University e o MIT.

Conheça seus objetivos

É muito importante saber o que você quer aprender, porque você quer e qual a profundidade de conhecimento que você deseja sobre cada assunto. Porque com tanta diversidade de conteúdo, ser específico no que você deseja aprender será essencial.

Quanto mais específico forem os seus requisitos mais rápido e melhor você vai conseguir absorver esse conhecimento. Definir onde se quer chegar com o que você está estudando vai ser crucial para saber a quantidade de esforço e tempo que você deve colocar no seu aprendizado.

“No final, o segredo da aprendizagem é tão simples: esqueça sobre isso. Pense apenas naquilo que você ama. Siga, faça, sonhe com isso. Um dia, você verá sua coleção de literatura japonesa ou viagem sobre o forno solar que você construiu, e derepente você vai perceber: o aprendizado estava lá o tempo todo, acontecendo por si só “.

Grace Llewellyn

Concluindo

O aprendizado é contínuo. Nunca acaba…

Sendo assim, estude o que você quer aprender, pode ser qualquer coisa, desde programação até culinária, mas não espere que alguém aprenda por você porque só você pode fazer isso. Tudo o que comentei não significa que o sistema de educação tradicional é irrelevante, mas só com ele você não vai muito longe.

“É uma perda de tempo. Um bando de pessoas correndo ao redor batendo umas nas outras, tem um cara lá na frente da sala de aula que diz “2 + 2”, e as pessoas no fundo dizem “4”. Então a campainha toca e eles te dão uma caixa de leite e um pedaço de papel que diz que você pode ir no banheiro ou algo assim. Quero dizer, não é um lugar para pessoas inteligentes. Eu sei que não é uma opinião popular, mas é o que eu penso sobre o assunto.”

Citação adaptada de Rick Sanchez falando sobre a escola tradicional.

Uma frase de Isaac Asimov (que inspirou o título) e outra de Louis L’Amour lembram que na verdade, toda a educação é autoeducação. Um professor é apenas um guia, para apontar o caminho, e nenhuma escola, não importa o quão excelente, pode lhe dar educação. Tudo o que você recebe é como as linhas de um livro infantil. Quem deve preencher com as cores é você mesmo.

Quais são seus pensamentos sobre esse assunto? Eu gostaria muito de ouvir você agora. Compartilhe seus pensamentos na seção de comentários abaixo.

Leave a comment

Name*

Website

Comment

  1. “toda a educação é autoeducação” perfect and true phrase!

  2. Programação: Qual linguagem devo iniciar? – Hispot
    Permalink